Imagem
Os ciclos familiares são como as estações da terra, um constante movimento de semear, cultivar e colher. Assim como o agricultor que prepara o solo, planta suas sementes e aguarda pacientemente pelo fruto, as famílias também passam por fases distintas, marcadas por mandatos, traumas e hábitos arraigados. Assim como o agricultor recebe instrução divina sobre como proceder, as famílias também têm a oportunidade de buscar orientação e sabedoria para romper com padrões negativos e construir um futuro mais promissor. No entanto, muitas vezes, os ciclos se repetem de geração em geração, como sulcos abertos no solo que parecem não mudar. É necessário refletir sobre os padrões estabelecidos, questionar as práticas que não trazem frutos positivos e estar aberto às mudanças. Assim como o agricultor escolhe o lugar certo para plantar cada tipo de semente, as famílias precisam identificar as áreas de suas vidas que precisam de cuidado especial e atenção dedicada. Algumas vezes, os ciclos negativos

Ame-se mais, cuide mais de você.

https://valcelileite.blogspot.com/
É interessante essa frase que por mais obsoleta, antiquada, brega, cafona, que possa parecer ela permeia no meio da sociedade onde tantos falam sobre ela. Veja só:
Oscar Wilde, escritor e dramaturgo irlandês conhecido por sua sagacidade e estilo satírico disse: "Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida."

Já Rupi Kaur, uma poetisa, escritora e ilustradora contemporânea, famosa por sua poesia minimalista e abordagem emocional declarou: "Cuide de você como se você fosse alguém que você ama."

Veja o que disse o fundador do budismo e figura central na filosofia e espiritualidade oriental, Buddha: "Você mesmo, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece o seu amor e afeição."

Maya Angelou, uma escritora, poeta e ativista americana, reconhecida por suas obras literárias e contribuições para os direitos civis, falou em alta voz: "Eu me amo o suficiente para trabalhar por dentro para me tornar o melhor de mim."

Ele, Ralph Waldo Emerson, ensaísta, poeta e filósofo americano do século XIX, associado ao movimento transcendentalista: "Ama-te. Faz de ti uma necessidade."

Elizabeth Gilbert, autora americana conhecida por suas memórias e romances, incluindo o best-seller "Comer, Rezar, Amar", bem disse: "O autocuidado não é egoísta ou egocêntrico. É simplesmente uma prioridade."

Poderíamos ficar citando outros tantos autores populares, mas o próprio Cristo declara "Ame o seu próximo como a si mesmo” em Marcos 12, verso 31, que embora não seja uma afirmação direta sobre amar e cuidar de si mesmo, o mandamento de amar o próximo implica que devemos ter um amor e cuidado adequados por nós mesmos também.

Amar a si, em dias como esses que estamos vivendo vai beirando o egoísmo, egocentrismo, narcisismo, que são sentimentos que nos tornam perigosos ao invés de nos tornarem melhores.

Mas apresento três prioridades que deveríamos ter sobre os cuidados conosco, que é exatamente o que trabalhamos na Teopsicoterapia, embora a importância dos cuidados pessoais possa variar de pessoa para pessoa, existem essas três áreas-chaves de cuidado são consideradas fundamentais para o bem-estar geral:

O cuidado físico que envolve adotar hábitos saudáveis relacionados à alimentação, exercícios físicos, descanso adequado e higiene, manter uma dieta equilibrada, fazer atividades físicas regularmente, dormir o suficiente e praticar uma boa higiene pessoal.

Cuidado emocional se referendo ao cultivo de uma saúde mental saudável, reconhecendo e gerenciando as emoções, buscando apoio emocional quando necessário, autocuidado emocional como estilo de vida, como atividades relaxantes ou hobbies, e logicamente aprender a estabelecer limites saudáveis nos relacionamentos.

O mais difícil tem sido o cuidado espiritual. Isso vai além das crenças religiosas e se concentra em nutrir e desenvolver o aspecto espiritual da vida. Se envolver na busca de significado e propósito, o real sentido da vida, a prática da gratidão, meditação, conexão com a natureza, participação em atividades que tragam alegria e paz interior, além de cultivar valores e princípios pessoais.

Esses cuidados são interdependentes se influenciando mutuamente. Esse cuidado de si mesmo deve ser de forma holística (ser completo), abrangendo o físico, emocional e espiritual, pode ajudar a promover uma vida equilibrada e saudável.

A busca pelo amor-próprio e autocuidado é uma necessidade presente em diversas culturas e períodos históricos, como evidenciado pelas citações e para promover um bem-estar geral, é fundamental priorizar três áreas-chave de cuidado pessoal: físico, emocional e espiritual.

Ao adotar uma abordagem holística para o autocuidado, podemos promover uma vida equilibrada e saudável, valorizando nossa completude física, emocional e espiritual. O cuidado de si mesmo não é apenas uma prioridade, mas também um investimento essencial para uma vida plena e significativa.

Desejo a uma ótima semana na Graça.

Valcelí Leite

Fez graduação em Fisioterapia e é pós-graduado em Acupuntura pela CEATA. Também possui pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica pela Faculdade Iguaçu-PR, Cognitive Behavioral Therapy pelo CBI/Miami-US e Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ. Além disso, possui um MBA em Teoterapia e Competência Emocional pela Adverbum/PR. Atualmente, atua como Teospicoterapeuta, trabalhando com casais e famílias que enfrentam problemas temporários e precisam de orientação. Ele ministra palestras em todo o Brasil, abordando temas como Educação de Filhos, Internet: um território a ser descoberto pelos pais, Vida Conjugal e A ciência do bem-estar - Evitando a Ansiedade. Anteriormente, ele ocupou o cargo de Superintendente na instituição filantrópica I.E.A.R.C. por 17 anos, onde implantou e gerenciou filiais da instituição em várias regiões do Brasil. Possui experiência na gestão de treinamento de liderança, formação de equipes e palestras motivacionais em quatro estados brasileiros e mais de 30 cidades. Ele também participou e apresentou vários programas de rádio e TV em São Paulo e Salvador. Em Assis, ele implantou uma rádio comunitária e também produziu e gerenciou eventos de grande porte, com mais de 800.000 pessoas, cuidando da divulgação e contratação de prestadores de serviços para esses eventos.
ABT 1.0010-SP
YouTube: @ValceliLeite
Instagram: @ValceliLeite, @Theoterapia
Facebook: ValceliLeite

---
#espiritualidade #psicologia #amor  #psicoterapia #gratidao #brasil #terapia #deus #love #saudemental #autoconhecimento #vida #mediunidade #amorproprio #autoestima #bomdia #ansiedade #instagood #coach 
---

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM DIA DE SOL

Vende se Celular, Tablets, Ipad, Notebook, Computador #sqn

ESTOU USANDO A TABELA FIPE

SORVETE TUDO DE BOM